Conhecendo o hipertexto
Em poucos anos a internet surgiu como uma nova ferramenta de comunicação acessível a usuários domésticos e empresariais, sendo um facilitando da interatividade entre as pessoas.
Notamos que durante muito tempo os seres humanos ficaram condicionados a um mínimo de informação, mas isto mudou com a internet que proporcionou aos seres humanos uma comunicação multidirecional a distancia e em escala ampla.
No texto de Ana Elisa Ribeiro enfatiza vários autores que estudam e criticam o hipertexto, não como sua preocupação principal, mas como um artefato de ler e escrever. Muitas vezes observamos os nossos alunos e percebemos que a maioria utilizar a internet, como meio de leitura e entretenimento, deixando de lado a leitura tradicional (dos livros).
“O hipertexto e a hiperleitura permite e produz transformam as relações possíveis entre as imagens, os sons e os textos associados de maneira não linear” ( Charter, 2202, p108- 109).
Ao fazer uma viagem pelo site http: pt.wikipedia.org/wiki/hipertexto, descobrir que o poder da internet vai muito além da nossa imaginação. Onde você pode ter o prazer da leitura como também observa imagens, mudamos de um links para outro com uma velocidade impressionante. Mesmo com todas essas informações colocadas na rede de comunicação, ainda ficam lacunas a ser preenchidas. O hipertexto é interessante mais, quanto mais se fecha essas lacunas, mas os adolescentes se distanciam dos livros e da pesquisa bibliográfica, foi esta sensação que sentir quando estava navegando. Que toda esta facilidade os resumos de livros na internet prontinhos na rede, só para ser copiados, isto numa sociedade como a nossa onde nossos alunos não têm o habito da leitura, dificultar o trabalho de incentivo a leitura de livros, a exploração da biblioteca, não precisa deixa de usar a internet mais utilizar de forma consciente.
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário